terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Um olhar na escuridão

Não, não, não! Preciso esquecer tudo o que acreditei um dia. Conceitos precisarão ser substituídos.
Mesmo com o PEV extinto, ERG subnormal na ausência de luz e extinto na presença de luz, ainda consigo ver e escreverei aqui o quanto puder.
No inicio me vi surpresa ao encontrar numa Rede Social um grupo aberto onde seus integrantes são deficientes visuais. A grande maioria é DV total (amaurose). 
https://www.facebook.com/groups/403622716375852/


Reglete


Como assim? 
Há algum tempo, a escrita Braille era a opção para o DV. Percebeu-se, porém, que, de certa forma, o excluia do convívio social, uma vez que a comunicação só teria sucesso ao escrever a outro DV, afinal pessoas sem deficiência visual não aprendem o Braille. Além disso, o uso da máquina e seu transporte, bem como o uso da reglete tornavam a escrita muito mais lenta que a convencional (à tinta). Mas atenção: A escrita Braille não foi extinta!!!
Máquina para escrita Braille


Entretanto, profissionais de TI passaram a investir pesado em acessibilidade aos DV's e nasce, então, um novo conceito: Tecnologia Assistiva. Na verdade, essa nova área se debruça sobre o desafio de oferecer inclusão, proximidade do mundo aos mais diversos tipos de deficiências.
Como minha deficiência visual é adquirida, passei a aproveitar meu tempo e a visão que ainda me resta (mesmo que por teimosia) na busca sobre as maravilhas oferecidas por essa área da tecnologia.
No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela Portaria 142, de 16 de novembro de 2006, propôs o conceito de Tecnologia Assistiva.

" Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social."

É ou não um grande avanço? 
Fiquei contente por saber que existem pesquisas em desenvolvimento sobre o assunto deficiência. É importante saber que existem pessoas que cuidam para devolver ao deficiente algo similar ao que era percebido por ele antes.

Leia mais sobre Tecnologia Assistiva no link  http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

Meu próximo post será sobre o DOSVOX, software projetado por estudiosos da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro que nos permite usar o computador como ferramenta de estudos, conversação, comunicação escrita com todas as outras pessoas. Estou fazendo alguns testes e direi aqui como me saí. 

Forte abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário